Pular para o conteúdo principal

Deus, pátria e a conveniência moral

Por muito tempo, comprei o pacote completo da hipocrisia: Deus, pátria e família. Hoje, olhando para trás, percebo que algumas das pessoas mais hipócritas que conheci estavam justamente nesse departamento de perfeição moral. Uma espécie de condomínio fechado da virtude, onde todo mundo se considera cidadão de bem, desde que o problema social aconteça longe do próprio portão.

É curioso como algumas pessoas ascendem socialmente e, junto com o poder aquisitivo, desenvolvem uma amnésia seletiva sobre a própria origem. Conseguem pagar um plano de saúde, mas perdem a capacidade de compreender por que alguém precisa do SUS. Defendem a família com fervor, desde que seja a própria. E falam tanto em Deus que, às vezes, fico imaginando se Jesus também precisaria passar por uma análise de crédito para ser acolhido.

O Brasil tem cerca de 213 milhões de habitantes e uma desigualdade social histórica. Mas, aparentemente, o grande problema nacional é o pobre que precisa de assistência, o trabalhador que reivindica direitos e qualquer pessoa que ouse questionar os privilégios de quem já chegou lá.

E a política é um espetáculo à parte. Elegemos representantes que transformam costumes alheios em pauta nacional, enquanto problemas concretos continuam exigindo soluções. O TSE mantém bases públicas com informações sobre candidaturas e propostas de governo, mas parece que, para muita gente, a avaliação política se resume a descobrir quem odeia as mesmas pessoas que ela. Plano de governo? A gente vê depois. O importante é combater o inimigo imaginário com a Bíblia debaixo do braço.

Fico genuinamente feliz quando alguém melhora de vida. O problema começa quando a pessoa confunde ascensão econômica com superioridade moral e passa a olhar para quem ficou para trás como se a pobreza fosse um defeito de caráter, e não também resultado de condições sociais desiguais.

No fim, talvez a maior ficção dessa gente seja acreditar que existe uma identidade perfeita, uma família perfeita, uma moral universal pronta e um grupo de pessoas autorizado a decidir quem merece dignidade.

A ironia é que, em nome de Deus, pátria e família, muita gente consegue cultivar justamente o contrário: egoísmo, ressentimento e desprezo pelo próximo.

E eu, que por muito tempo acreditei nesse discurso, hoje tenho uma dúvida sincera: será que essas pessoas defendem tanto a moral porque são virtuosas ou porque precisam desesperadamente acreditar que são melhores do que alguém?

Porque, convenhamos, se a sua fé não produz solidariedade, se o seu sucesso apaga a memória de onde você veio e se a sua moral depende de quem está sendo julgado, talvez o problema não seja a falta de Deus no mundo.

Talvez seja o excesso de gente querendo ocupar o lugar dele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fragmentos de quem sou

Há momentos em que me vejo perdida, como uma melodia dissonante tocada por mãos invisíveis, que não sei se moldam o que sou ou o que estou tentando ser. Em algum lugar, entre a necessidade e o vazio, aceito o que se me oferece, como se fosse o único caminho a seguir. A dor, então, se torna algo quase tangível, como um compromisso com o destino. Me entrego a ela, como quem se submete ao vento forte que arrasta pensamentos, levando tudo o que era. Não me firo com lâminas, mas com crenças silenciosas — aquelas que se instalam sem aviso e se tornam verdades não ditas. É aí que me vejo fragmentada. Olho para dentro e encontro pedaços de mim mesma, espalhados e despedaçados. Cada fragmento parece uma peça perdida de um sonho que nunca se concretizou, de uma ideia que se desfez ao primeiro toque da realidade. E então, a realidade irrompe, sem aviso, como uma luz crua que fere os olhos acostumados à penumbra do sonho. Desperto e, ao fazer isso, vejo que a ilusão, com suas cores vibrantes, diss...

Machismo na sociedade contemporânea: raízes, práticas e consequências

Resumo O machismo configura-se como uma estrutura social e simbólica historicamente construída, responsável pela manutenção das desigualdades de gênero na sociedade contemporânea. Este artigo tem como objetivo analisar as raízes históricas e filosóficas do machismo, suas manifestações no contexto atual e suas consequências sociais, psicológicas e existenciais para as mulheres. A pesquisa fundamenta-se em revisão bibliográfica de autoras e autores da filosofia social e da teoria feminista, bem como na análise da obra O Papel de Parede Amarelo, de Charlotte Perkins Gilman, enquanto crítica literária à opressão de gênero. Conclui-se que o machismo permanece operante por meio de mecanismos simbólicos e institucionais, exigindo não apenas enfrentamento jurídico, mas uma transformação cultural e epistemológica profunda. Palavras-chave: Machismo. Feminismo. Patriarcado. Filosofia social. Gênero. Abstract Machismo is configured as a historically constructed social and symbolic str...

Criativo nulo

        É impressionante a perturbação que sinto quando não escrevo, como se houvesse uma ausência profunda ao não poder expor os turbilhões dentro de mim. No entanto, quando me disponho a escrever, a criatividade desaparece. É como se as palavras me faltassem, como se meus dedos se tornassem pesados e eu perdesse toda a energia necessária para seguir em frente.      Lembro-me de algo que escrevi quando minha família e eu enfrentávamos uma crise devido à saúde do meu pai, que já não está mais conosco. Quando revivo aqueles momentos, a memória vem em forma de céu cinza, como se, naquele ano, o verão jamais tivesse existido. Tudo era nublado, sombrio, e, em alguns momentos, chuvoso.      Agora, sinto que esse mesmo sentimento se apresenta novamente. É como se o sentido de viver e de pertencer fosse tão abstrato que me sinto incapaz de traduzi-lo ou interpretá-lo.      As dúvidas sobre o ser, sobre a existência e o senti...